83% dos brasileiros aceitariam vaga com salário menor, diz pesquisa

Pesquisa da Catho mostrou que 83% dos profissionais brasileiros aceitariam um emprego com um salário menor do que o recebido na última empresa. Para quem está empregado, as perspectivas de desenvolvimento profissional e de promoções de cargo foram impactadas negativamente pelo cenário atual, indicou a pesquisa.

Cerca de 50% dos entrevistados afirmaram não ter expectativas sobre esse tipo de avanço na carreira no momento. Outros 35,8% disseram estar pouco otimistas, 12,6% se declararam otimistas e 2,1% estão muito otimistas.

Em relação à satisfação com o emprego atual, 67% dos entrevistados dizem estar infelizes ou pouco felizes. Como consequência desse quadro, 90% dos profissionais afirmaram que mudariam de emprego caso recebessem uma proposta.

Além disso, 80% dos entrevistados acreditam que houve redução de salários em suas áreas de atuação nos últimos meses.

A pesquisa ouviu cerca de 6 mil profissionais brasileiros via internet.

Como se destacar?
Com um número cada vez maior de profissionais em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, o que o candidato pode fazer para se destacar e ser escolhido para um cargo no meio de tantas pessoas talentosas e qualificadas?

Os candidatos devem manter seu currículo atualizado, especialmente o on-line cadastrado em sites de vagas, e buscar oportunidades que realmente tenham relação com sua formação e experiência profissional.

Também é importante que o profissional saiba se tem aderência a vaga, mesmo tendo necessidade de recolocação rápida. Quem envia o currículo para qualquer vaga tem pouca chance de ser chamado, já que existem outras pessoas com o perfil mais adequado.

Mesmo com todas as possibilidades que a internet oferece na hora de buscar emprego, o candidato não deve esquecer de acionar sua rede de contatos e falar com os amigos.

Já na hora da entrevista, o candidato deve pesquisar sobre a empresa para ter um bom desempenho na entrevista. O profissional deve conhecer a companhia e demonstrar interesse nela também, e não somente no cargo.

 

http://g1.globo.com/

Share This: