9 CONSELHOS DE ARQUITETOS RENOMADOS PARA QUEM PRETENDE OU JÁ ESTÁ CURSANDO ARQUITETURA

1. Ouça sempre
Meu conselho é sempre “ouvir”. Ouvir o cliente, o terreno, o entorno. Quanto ouvimos, as chances de acertar o projeto são imensamente maiores. Este é um exercício que tenho feito ao longo da minha vida profissional e os resultados têm sido cada vez melhores.
Maicon Antoniolli

2. Faça estágio
Arquitetura é uma profissão cheia de caminhos e especialidades. O estágio faz com que o aluno consiga direcionar melhor o seu interesse pessoal. Aproveite o momento para buscar experiências ricas antes da graduação. Assim, ao se formar, você já estará seguro da escolha de sua área de atuação.
Marcela Madureira

3. Busque o novo
O que define o caminho que um bom arquiteto vai seguir é sua própria vontade de buscar novos temas, livros e referências. Acho que o estudante deve olhar para todos os lados e ir além da arquitetura. E acho também que é ótimo transitar por escritórios de diversas áreas durante a faculdade.
Sarkis Semerdjian, do escritório Pascali Semerdjian

4. Tenha os pés no chão
Não se iluda com qualquer glamour que possa parecer ter em torno da figura do arquiteto. É muito mais suor do que sombra e água fresca. Lembro que, certa vez, a secretária de um cliente me ligou e disse: “Que delícia vocês aí no escritório, só brincando de desenhar…”. Quem dera fosse apenas isso. É importante enxergar a realidade da profissão. Quando alguém fica vendo o sucesso do outro, as festas que ele frequenta, as matérias que ele sai, dá pra construir um personagem que só vive de coisas boas, e esse definitivamente não vai combinar com a realidade de um arquiteto.
Gustavo Calazans

5. Envolva-se profundamente em cada projeto
É a nossa obrigação entender as problemáticas mais variadas para poder propor uma nova forma de morar, vender, trabalhar, viver e com isso, ajudar nossos clientes, cidades e a própria arquitetura.  Nós, por exemplo, já tivemos que entender toda a linha de montagem de desvios férreos para propor uma fábrica que funcionasse melhor, ou compreender toda a cadeia produtiva de carnes de uma fazenda para sugerir um açougue especial. Por isso, o melhor conselho é abrir a mente. Viaje, procure conhecer novos filmes, revistas, séries, sites. Aprenda coisas que não tenham, aparentemente, nada em comum. Trafegue entre edição de vídeo e jardinagem. Procure tentar entender como as coisas funcionam, apenas pelo prazer da compreensão. Você se tornará uma pessoa mais completa. E, sem dúvida, um arquiteto muito melhor.”
Fernando Forte, do escritório FGMF

6. Exercite a sensibilidade
Encare o desafio e a responsabilidade de reconhecer o entorno, educar o olhar e os sentidos de modo a perceber as diferentes realidades que nos rodeiam, unindo a necessidade e urgências do todo com os desejos individuais de cada cliente. Somos os responsáveis pela construção de um futuro, esta construção deve ser sensível, poética e consciente.
Vitor Penha e Veronica Molina, do Estúdio Penha

7. Trabalhe com prazer
Analise se você é realmente apaixonado pela área. Os melhores arquitetos têm no exercício da profissão a sua maior fonte de prazer. Entenda que é com esse tipo de profissional que você vai cruzar. Eles estão dispostos a trabalhar bem mais que das 9h às 18h e topam sacrificar finais de semana e feriados, já que para eles trabalho e lazer não andam separados.
Diego Revollo

8. Misture diferentes realidades
Não pense que vamos mudar o mundo, mas nunca deixe de querer mudar o mundo. Precisamos de mais arquitetos que entendam as reais necessidades da sociedade, pense em projetar para os 98% da população que não têm acesso aos serviços de arquitetos, encontre formas de impactar pessoas que realmente precisem de ajuda.
Gustavo Calazans

9. Crie seu próprio estilo
Uma das ferramentas do arquiteto é a criatividade. Use-as sempre e crie seu próprio estilo
Andrea Murao

Fonte:http://revistacasaejardim.globo.com/

Share This: