Adeus, óculos: nova tecnologia vai permitir ver filmes 3D sem o acessório

Atualmente, smartphones e alguns televisores já permitem que os usuários tenham acesso a alguns conteúdos tridimensionais sem o auxílio de óculos especiais. Entretanto, isso ainda não é possível nas salas de cinema, mas no que depender dos esforços dos pesquisadores do MIT e do Instituto Weizmann esse cenário pode mudar futuramente.

Ambos os institutos trabalham em conjunto em um protótipo chamado Cinema 3D, que recorre a um sistema capaz de criar várias barreiras em paralaxe em uma única tela e usa uma série de lentes e espelhos (50 conjuntos, para os que gostam de dados quantitativos) para permitir que os espectadores possam visualizar imagens 3D independentemente do lugar em que estão sentados na sala de cinema.

“As tentativas atuais de conseguir algo que seja tridimensional e não exija o uso dos óculos possuem requerimentos tão grandiosos que se tornam completamente impraticáveis. Essa é a primeira tentativa que permite a possibilidade de visualizar conteúdo 3D em larga escala”, comentou Wojciech Matusik, professor do MIT e um dos responsáveis pelo projeto.

Fonte:http://www.tecmundo.com.br/

Share This: