Admiradores do Casarão farão abraço simbólico no sábado

No sábado (23/07), a partir das 14h, a sociedade civil guarulhense fará um abraço simbólico na Casa José Maurício, o casarão da esquina das ruas Felício Marcondes e Sete de Setembro. Trata-se de iniciativa que visa a pressionar as autoridades municipais para iniciar o restauro desse patrimônio histórico tombado.

A Prefeitura adquiriu o imóvel em 2013 e, desde então, várias propostas de utilização foram informadas. Em 2014, foi divulgado que o local seria utilizado como centro cultural.

Em 2015, foi apresentado para o Conselho de Patrimônio Histórico de Guarulhos um projeto de restauro do casarão com a construção de um prédio anexo. A proposta foi aprovada pelos conselheiros, porém até o momento a licitação não foi iniciada.

Pela Assessoria de Imprensa, a Secretaria de Educação informou ao Click Guarulhos, que o processo licitatório está sendo providenciado, sem, no entanto, informar prazo para sua efetivação.

Em meio aos procedimentos burocráticos, a casa do ex-prefeito vem sofrendo com as ações do tempo e pelo descaso das autoridades que deveriam conservar o patrimônio histórico e cultural.

O local serve de abrigo para moradores de rua e também para prostituição. No ano passado, um homem morreu no local; a hipótese de homicídio foi afastada, mas as causas do óbito são desconhecidas. Em junho deste ano, o imóvel sofreu um incêndio de pequenas proporções, logo debelado pelo Corpo de Bombeiros.

Além do abraço simbólico, um abaixo-assinado virtual está disponível no link:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Prefeitura_e_Camara_de_Guarulhos_Unife

sp_e_MP_de_Sao_Paulo_Pela_restauracao_do_Casarao_Jose_Mauricio/?zldx

aab

 

O movimento é liderado pela AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, pelos componentes do grupo do Facebook Admiradores da Casa da Rua Sete de Setembro, Coletivo 308 e Cia do Anexo. Nada impede que outros movimentos apartidários somem-se à mobilização.

No sábado, também serão colhidas assinaturas de comerciantes e transeuntes da região central de Guarulhos que apoiem o movimento pela restauração.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: