Alunos do Mater Amabilis conquistam ouro em Olimpíada de Matemática

O número de medalhas de ouro do Colégio Mater Amabilis, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro, na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) foi o maior desde o início de sua participação. Em 2012 a rede de ensino do município recebeu a primeira medalha de ouro e, neste ano, o número aumentou para cinco.

A MSF deste ano aconteceu no dia 15 de abril, quando os estudantes do Mater Amabilis realizaram uma prova de uma hora e meia em equipes e de maneira colaborativa, contendo exercícios e desafios de Matemática que estimulam a imaginação, racionalização e formação de situações cotidianas.

As medalhas de ouro e prata, conquistadas pelo colégio, são provenientes do ranking nacional e estadual. Ainda, dentro dos dois níveis, os estudantes também foram contemplados com a medalha de menção honrosa. “Nós já criamos uma cultura de incentivo ao conhecimento aqui no Mater e as olimpíadas são uma das atividades em que os alunos se desafiam e se divertem. A escola oferece todo o apoio necessário, com aulas avançadas, envolvimento do corpo docente, mantenedores, coordenação e diretoria, sempre aplicando as possíveis olimpíadas e levando quando a prova é feita fora da escola. O diferencial é a valorização do conhecimento e da dedicação. E, claro, a qualidade do ensino”, afirma a coordenadora pedagógica do Colégio Mater Amabilis, Margaret Toba.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1990 na França e atualmente realizada em mais de 30 países. No Brasil foram mais de 50 mil alunos de quase mil escolas públicas e privadas de todos os estados. Entre os mais de 4 mil grupos do 4º ano do fundamental ao 3º ano do médio, 752 grupos foram medalhistas.

“O aluno do Mater gosta muito desta olimpíada, pois ela acaba animando os estudantes para o trabalho em grupo, fazendo com que eles aprendam a dividir tarefas, dialogar e discutir as questões, encarando a prova como uma diversão. A olimpíada também contribui para que os desafios sejam parte da vida de nossos alunos e mostra que uma atividade acadêmica, deste porte, pode se transformar em uma atividade divertida e de união no colégio”, afirma Margaret.

Neste ano, os estudantes do Mater também tiveram um ótimo desempenho na Olimpíada Canguru de Matemática. No total, foram 74 alunos medalhistas, sendo 24 medalhas de ouro, 19 de prata e 31 de bronze.

Confira a classificação dos estudantes do Colégio Mater Amabilis, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro, na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras:

Ranking Nacional:

3º do Médio: Ouro

2º do Médio: Ouro

9º do EF: Ouro

8º do EF: Ouro

5º do EF: Ouro

1º do Médio: Prata

4º do EF: Menção honrosa

6º do EF: Menção honrosa

Ranking Estadual:

3º do Médio: Ouro

2º do Médio: Ouro

9º do EF: Ouro

8º do EF: Ouro

5º do EF: Ouro

1º do Médio: Prata

6º do EF: Prata

4º do EF: Menção Honrosa

Oito motivos para participar de uma olímpiada

1. Olimpíadas são desafiadoras

Não adianta negar: desafios são divertidos. Lembra de algum jogo que você jogou muitas e muitas vezes tentando passar de uma determinada fase? Se ele fosse muito fácil, você não teria gostado tanto e provavelmente sequer se lembraria dele.

2. É uma oportunidade de você aprofundar os conhecimentos em uma matéria que você se interesse

Gosta de fazer contas, treinar o raciocínio e de Matemática? Gosta de computadores e gostaria de aprender mais sobre programação ou alguma outra especialidade? Por que não se aprofundar e fazer uma prova específica sobre essa matéria que você gosta?

3. Abrir portas

Nessas competições vocês podem conhecer professores das principais universidades do país e do exterior, destaques em competições internacionais, etc. São muitas as oportunidades.

4. Currículo

Sempre é bom ter um bom currículo, nunca se sabe quando você pode precisar, e essas competições melhoram muito o seu currículo escolar.

5. Amizades

Nesses torneios você sempre conhece pessoas novas.

6. Treinamento para o vestibular

Ao realizar estas provas você inevitavelmente está se preparando para um vestibular, pois elas possuem nível semelhante, quando não superiores, as dos principais vestibulares brasileiros.

7. Melhorar o seu rendimento escolar

Estudar para olimpíadas é igual a se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr 42 km, uma corrida de 1,5 km não será nenhum desafio para você e o mesmo acontecerá com essas matérias na sala de aula.

8. Esse talvez seja o motivo mais importante: Incentivo à Ciência.

As medalhas não devem ser o único objetivo dos competidores. Afinal, você vai conhecer novos assuntos e ter a oportunidade de dar os primeiros passos no mundo acadêmico de excelência. Permita-se descobrir uma habilidade que talvez você não conheça ou então aprimore algo que você ame fazer.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: