Aos 50 anos, Lada tenta se reinventar com novos conceitos

Ainda sob o estigma “socialista” de simplicidade e durabilidade, a Lada tenta se reinventar no ano em que celebra seu 50º aniversário e mostra novas possibilidades com conceitos no Salão do Automóvel de Moscou.

O mais interessante deles é o conceito XCode, um crossover que poderia brigar com Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissa Kicks no Brasil. Segundo a fabricante, ele pode ser equipado com motor turbo e tração nas 4 rodas.

Como a Lada faz parte do grupo AvtoVAZ, que é controlado pela Renault-Nissan, o XCode pode ter a mesma plataforma do Duster, caso se torne realidade.

Já o Vesta Cross Concept é uma combinação do sedã já existente com um estilo “aventureiro”, marcado pela proteção na caixa de rodas e altura elevada – uma mistura inusitada que a Lada afirma ser a primeira no mundo.

“O aumento da demanda por versões ‘cross’, aliada à tradicional devoção russa ao status dos sedãs, pode promover o desenvolvimento de um carro realmente original”, afirmou a Lada em nota.

O mesmo sedã Vesta deu origem a um conceito de “perua” aventureira, enquanto o crossover X-Ray ganhou variações mais esportivas.

50 anos
A Lada foi criada pelo governo da União Soviética em 1966. A primeira fábrica levou 3 anos e meio para ser construída, e o primeiro carro saiu da linha de montagem em 1970.

O jipe Niva nasceu em 1977, enquanto o Samara chegou ao mundo em 1984. A aliança com o grupo Renault-Nissan foi fechada em 2008.

Share This: