Após tanto reboliço, extintor de incêndio em carros será opcional.

Modelo ABC de extintor, que gerou polêmica há meses atrás - Imagem: Itapira News
Depois de tanto vai e vem, caiu a exigência do extintor nos carros. O Conselho Nacional de Trânsito, decidiu tornar opcional o uso do equipamento.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União, portanto, a partir de agora, o uso do extintor não vai ser mais obrigatório para carros, veículos utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Vai ser opcional, portanto, quem não tiver o equipamento não vai ser mais considerada infração.

Essa mudança acontece duas semanas antes do prazo que tornaria obrigatória a troca do antigo extintor BC, pelo novo modelo, ABC, que segundo o Contran, é mais eficiente no combate ao fogo.

A mudança já havia sido adiada duas vezes desde janeiro e quem correu nas lojas para fazer a troca vai ter que ficar com o prejuízo de quase mais de R$ 100, porque o Contran voltou atrás.

Para mudar essa legislação, as autoridades levaram em conta a tecnologia que tornou os carros mais seguros, e também a falta de preparo dos motoristas para usar o equipamento.

Mas atenção: todos os caminhões, ônibus, táxis e veículos que fazem transporte de produtos inflamáveis vão ter que continuar rodando com o extintor.

Fonte: G1

Share This: