Brasil é o único país que participou de todos os torneios olímpicos de vôlei

O vôlei foi incluído no programa olímpico em Tóquio 1964. Ao longo de 13 Olimpíadas, sempre com torneios masculinos e femininos, 45 seleções já disputaram a competição, sendo que vinte delas conquistaram medalhas. Porém, neste intervalo de tempo, somente um país participou de todas as edições: o Brasil.

Apesar das mulheres terem feito sua estreia somente nos Jogos de Moscou 1980, quando terminaram em sétimo lugar, os homens estiveram presentes desde o primeiro torneio, em Tóquio 1964. Na ocasião, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, era um dos dez atletas convocados para representar o país na modalidade.

O curioso é que o Brasil sequer precisaria considerar as participações da seleção feminina para registrar esse recorde, pois a equipe masculina disputou todas as 13 edições realizadas até hoje. Quem mais se aproxima do país em número de participações é o Japão, que boicotou os Jogos de Moscou 1980 e não conseguiu se classificar para Sydney 2000.

A boa notícia para os brasileiros é que, por ser sede das Olimpíadas de 2016, o país já tem vagas garantidas tanto no torneio feminino quanto no masculino. Com isso, o recorde será ainda maior após os Jogos do Rio de Janeiro.

Fonte:http://sportv.globo.com/

Share This: