CNH categoria B fica até 15% mais cara a partir de segunda-feira

Os candidatos que pretendem tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B (carro) a partir desta segunda-feira (19) vão desembolsar até 15% a mais do que o ano passado. O aumento ocorre devido a nova medida do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina a ampliação da carga horária das aulas práticas.
A Resolução 493 válida para o futuro motorista que realizar o exame médico a partir dessa data determina que a carga horária do curso prático passe de 20 para 25 horas/aulas. Desse total, 5 horas/aula deverão acontecer no período noturno.
Já o candidato que possui a categoria A (moto) e pretende adicionar a B, precisará fazer 20 horas de aulas práticas ao invés de 15. Destas, 4 horas/aula deverão ser realizadas no período noturno.
Um levantamento realizado pelo HOJE apontou que para adquirir a primeira CNH da categoria B, o guarulhense paga em média R$ 1.250,00. Com a nova determinação o valor deve subir para aproximadamente R$ 1.440,00.
O aumento não agradou alguns futuros motoristas. “Pra mim não é surpresa. Sempre arrumam o jeito de tirar mais dinheiro do povo. Mas não posso deixar de tirar minha carteira que é uma necessidade”, lamenta o balconista Juliano Romão, de 20 anos.
Apesar de pesar no bolso, o corretor de imóveis Thiago Henrique de Sá, 23 anos, acredita que a medida será válida. “Eu aprovo. Têm muitos motoristas despreparados na rua. Umas aulas a mais devem ajudar”.

Letícia Santana

http://www.guarulhoshoje.com.br/

Share This: