Dilma participa nesta quinta da posse do novo presidente da Argentina

A presidente Dilma Rousseff participará ao longo desta quinta-feira (10) da cerimônia de posse do novo presidente da Argentina, Maurício Macri, em Buenos Aires. Dilma embarcará para a capital do país vizinho no início da manhã e, segundo a assessoria, retornará no fim do dia para Brasília.

Empresário de 56 anos, Macri foi eleito presidente argentino no mês passado e comandará a Casa Rosada pelos próximos quatros anos. Ele derrotou nas urnas o candidato apoiado pela presidente Cristina Kirchner, Daniel Scioli.

A viagem de Dilma ocorre em meio a uma crise política vivida pelo governo. Além de enfrentar um processo de impeachment na Câmara dos Deputados, iniciado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a presidente viu sua sua relação com o vice Michel Temer se desgastar em razão de uma carta enviada por ele a ela apontando suposta desconfiança por parte da petista. De agora em diante, informaram os dois, a relação entre eles será “institucional”.

Na semana passada, um dia após Cunha dar início ao processo de impeachment de Dilma, Maurício Macri visitou a petista no Palácio do Planalto. Após o encontro, ele disse que ela estava “muito tranquila” em relação ao assunto.

Conforme a agenda oficial de Dilma, divulgada pela Secretaria de Imprensa, Dilma partirá em direção a Buenos Aires às 9h. Às 13h (horário de Brasília), ela assistirá à cerimônia de posse de Macri no Congresso da Nação.

Uma hora depois, ela irá à Casa Rosada, sede do governo, para cumprimentar o novo presidente argentino. Em seguida, Dilma voltará ao Brasil e a previsão de desembarque dela na Base Aérea de Brasília é às 18h.

No período em que a presidente estiver no exterior, o vice-presidente Temer assumirá interinamente a Presidência da República.

Fonte:http://g1.globo.com/

Share This: