Em 10 dias, mais de 43 mil animais já foram vacinados contra a raiva

Princesa tem 16 anos de idade e desde filhote toma a dose contra a raiva nas campanhas de vacinação promovidas pela Prefeitura anualmente. Ela é uma entre os 43.507 mil animais que já foram imunizados contra doença este ano, desde o início da campanha, no último dia 8. “É muito bom poder contar com esse serviço gratuito, porque para pagar fica mais difícil e, assim, ela fica protegida”, elogiou a dona da cachorrinha, Francisca Pereira Silva Guedes.

A meta da Secretaria de Saúde para este ano é imunizar 166.738 animais até o próximo dia 2 de setembro. Para tanto, até o final da campanha serão instalados 180 postos na cidade, que funcionarão, em sua maioria, das 9 às 16 horas, cada dia em um bairro diferente da cidade. A relação completa com os endereços e horários de funcionamento dos locais de vacinação pode ser obtida no site da Prefeitura: www.guarulhos.sp.gov.br.

O vira-lata Spike é outro que marcou presença nessa quarta-feira (17) no posto de vacinação instalado na Escola Estadual Professora Alice Chuery, na Vila São Jorge. Seu proprietário, Vinícius Oliveira Sousa, também enalteceu a campanha nos bairros. “Essa iniciativa é muito importante, porque muita gente não tem condições de levar seu animal ao veterinário”, disse.

Devem ser vacinados contra a raiva todos os cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas em período de gestação ou amamentação. A vacina é totalmente gratuita e segura, com utilização de materiais esterilizados, descartáveis e de uso único. Contudo, em caso de reação alérgica ou surgimento de qualquer sintoma, a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura (CCZ), pelo telefone 2436-3666.

“É um direito assegurado aos animais”, lembrou Denise Parada, dona de Filomena. Além da Campanha realizada nos bairros, a população também pode encontrar as doses contra a raiva animal durante o ano todo no Centro de Controle de Zoonoses, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso).

Para evitar acidentes, é importante que o animal seja conduzido até o posto de vacinação por um adulto, com coleira e guia, e que permaneça no local apenas o tempo necessário para tomar a vacina. Aqueles com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira.

Share This: