emporal provoca alagamentos e prejudica o trânsito em São Paulo

O temporal que atingiu São Paulo neste domingo (20) travou o trânsito, alagou ruas e avenidas e deixou grande parte da capital em estado de atenção.

O primeiro alerta foi dado às 15h17 e durou pouco mais de 3h, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura.

O aguaceiro foi mais intenso nas zonas norte, leste, oeste, além da marginal Pinheiros e do centro.

Ao todo, foram registrados 12 pontos de alagamento na cidade, sendo que dois continuavam ativos por volta das 20h20. Havia um intransitável na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, afetando os dois sentidos, e um transitável na transposição das pistas local e central da marginal Tietê, altura da Freguesia do Ó, sentido Castello.

Mais cedo, foram registrados alguns pontos de congestionamento, por conta dos alagamentos. Na marginal Tietê, o motorista ainda encontrava 2,6 km de filas, por volta das 20h20. A retenção estava na pista local, a partir da ponte Jânio Quadros, sentido Castello.

O maior volume de chuva aconteceu na região da Mooca (zona leste), chegando a 33,8 milímetros (mm). Também tiveram acumulado significativo os bairros de São Mateus (zona leste), Santana (zona norte) e Pirituba (zona norte).

Chuva forte também foi registrada entre o final da tarde e o início da noite nas cidades de Guarulhos, Mairiporã, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e Mogi das Cruzes, todas na região metropolitana.

As chuvas, segundo o órgão da prefeitura, ocorreram devido a uma combinação de calor, alta disponibilidade de umidade na atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo oceano. Medições feitas às 15h10 no aeroporto Campo de Marte, na zona norte, detectaram rajadas de vento de até 46,3 km/h.

A frente fria deve manter o tempo instável na região metropolitana nos próximos dias. Nesta segunda (21), o tempo ficará mais nublado, com poucas aberturas de sol, e chuvas entre a tarde e a noite. As temperaturas ficarão entre os 19°C e os 26°C.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/

Share This: