Estudantes ocupam a DRE-Sul

Na sexta-feira, 6, estudantes secundaristas entraram na Diretoria de Ensino Guarulhos-Sul, em Gopoúva, expulsaram os funcionários e colocaram cadeados nos portões. Leia aqui e opine.

Quantas cadeiras?

Um mês depois de levantada a lebre, qual a palavra final sobre o número de vereadores da próxima legislatura em Guarulhos? Serão 35, conforme o número de habitantes apontado pelo IBGE? Ou 37, de acordo com lei aprovada pelos próprios interessados?

E os russos?

Consumou-se a desistência do ex-secretário de Educação Moacir de Souza de disputar a prévia do PT e, com apoio dele, o ex-prefeito Elói Pietá foi vencedor, por 162 votos, frente aos 146 obtidos pelo deputado estadual Alencar Santana. Agora, Moacir espera ser guindado à posição de vice de Pietá. Faltou combinar com o grupo de Almeida e Alencar, que não abre mão de indicar alguém para a posição. Se depender de Elói, no entanto, o vice virá de outro partido, para ampliar o arco de alianças.

Desdém dos demais

Embora todos os candidatos de oposição estivessem torcendo por Alencar, que seria mais fácil de ser vencido, em geral eles buscaram minimizar o fato de Pietá ter ganhado a prévia do PT. Apenas Jovino Cândido (PV) admitiu ao jornalista Pedro Notaro que Elói deve sofrer menos resistência do eleitorado do que se fosse outro candidato petista.

Mui amigos

Entre “pietistas”, Alencar vem sendo chamado de “porradinha”, em alusão ao entrevero em que se meteu no dia em que Lula foi depor à Polícia Federal.

Ocupação x invasão

Diante da ocupação da Diretoria de Ensino Guarulhos-Sul, indaguei no Facebook qual a opinião das pessoas. Considerando ser um órgão alheio à questão da merenda, a maioria classificou como invasão.

Alunos argumentam

Os estudantes divulgaram as razões da ocupação: “Pela abertura imediata da CPI da Merenda (prisão para os ladrões e confiscos dos bens); contra os cortes de verbas, fechamentos de salas e superlotação de classe; contra as perseguições aos pais, alunos e professores que lutaram contra a reorganização… Alckmin/PSDB, inimigo da Educação… Abaixo o autoritarismo e a violência policial! Lutar não é crime!”.

Não é por aí

Protestar na Assembleia Legislativa poderia levar os deputados a investigar os próprios colegas envolvidos e o governo ao qual dão apoio político. Mas, ocupar a DRE Guarulhos-Sul não tem nada a ver, não faz sentido. Tomara que tudo transcorra em ordem e que nada seja danificado ou destruído.

Taxistas x Uber

Perguntei no Facebook: “Já pensou se os carteiros resolverem protestar contra o surgimento do email, do Facebook e do Whatsapp?” Um amigo taxista argumenta que comércio ambulante vende mais barato do que o estabelecido porque não paga impostos, mas que quem come um hot-dog na rua se expõe a riscos, comparando com quem usa os carros do Uber. Ele tem certa razão, mas a regulamentação irá encarecer o Uber e a diferença com o preço do táxi não será tanta quanto agora. Minha opinião: Vendedores de lojas físicas sofrem a concorrência das lojas virtuais. Revistas e jornais sofrem a concorrência da internet. Fabricantes de CDs penam por causa dos que baixam músicas pela internet, locadoras de vídeo foram dizimadas pela tv paga e pela Netflix. O avanço da tecnologia é inexorável.

Evento será externo

A Vibrarte, empresa que está promovendo o evento Holi Techno, rebate notícia da coluna da semana passada. Argumenta que a festa, no dia 22 de maio, no Cecap, será em área interna do clube, porém descoberta; ou seja, espaço que não depende do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que seria obrigatório se fosse no ginásio coberto.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: