Evento mostra como aumentar a lucratividade das empresas com a sustentabilidade

Em junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, muitas ações são realizadas para discutir sobre os desafios impostos pela mudança climática, neste cenário um grupo de empresários se uniu para realizar um evento em que fossem abordadas as questões práticas e as oportunidades que a sustentabilidade pode trazer para o setor empresarial, como a redução de custos, a melhoria da produtividade e, consequentemente, o aumento da lucratividade.

Serão mostrados, de forma prática, os caminhos para tornar a sustentabilidade um investimento e oportunidade para crescimento e inovação na crise: linhas de crédito, uso racional de energias, redução de insumos e recuperação de créditos de carbono, melhoria de processos por meio de sistemas de qualidade, recuperação de impostos a partir da sustentabilidade, investimento social com resultados e comunicação estratégica além do marketing verde.

Para trazer uma visão conectada com o histórico do tema e as perspectivas futuras, será realizada palestra com o tema “Lucro real só é possível com a sustentabilidade”, proferida por Hugo Penteado, economista há três décadas, mestre pelo IPEA/USP, autor do livro Ecoeconomia – Uma Nova Abordagem (Ed. Lazuli, 2003) (currículo abaixo). “O tema é urgente, mas estamos em um momento muito propício, pois o conhecimento sobre sustentabilidade, a tecnologia disponível e a necessidade das empresas (e pessoas) sobreviverem nos dá a motivação para agirmos em prol de todos. Ainda há opções de ação”, afirma o ecoeconomista.

Sobre Hugo Penteado:

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Economia no Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (IPE/USP). Trabalha no mercado financeiro desde 1990 e é Economista-Chefe e Estrategista de Investimentos do ABN AMRO Asset Management desde Janeiro de 1997. Como Estrategista e Economista é um importante contribuidor para o Comitê de Investimentos do AAAM-Brasil, onde são formalizadas as decisões de investimentos referentes aos mercados financeiros da América Latina com base no cenário doméstico e internacional. Em fevereiro de 2016 encerrou 32 anos de carreira como economista de instituição financeira. Pretende escrever um novo livro para avaliar como a economia ecológica pode transformar o atual pensamento econômico na direção da sustentabilidade. Escreveu um livro publicado pela editora Lazuli sobre esse mesmo tema, chamado Ecoeconomia – Uma Nova Abordagem com duas edições em 2003 e 2008. Publicou vários artigos e resenhas para jornais de grande circulação, como Estadão, Jornal Valor, bem como várias revistas. Fez mais de 200 palestras para públicos diversos sobre a inserção da economia ecológica dentro da nova visão de sustentabilidade pelo Brasil afora.

Sobre o Coletivo Ativo Sustentável

O Coletivo Ativo Sustentável foi criado como power team de sustentabilidade em uma Equipe de networking, a BNI Destak, organizada há quatro meses na cidade de Guarulhos, em São Paulo, e nesse período já movimentou mais de R$ 650 mil em negócios gerados por referências qualificadas. A BNI (Business Network Internacional) é uma organização global de Networking, cujo objetivo principal é a geração de negócios entre os membros participantes por meio da troca de referências qualificadas. A organização tem atualmente mais de 7.500 Equipes em todos os continentes populosos do mundo. Em 2015, foram passadas mais de 6,8 milhões de referências que geraram mais de 9,2 bilhões de dólares em negócios para os seus membros.

Serviço:

Palestra: “Lucro real só é possível com a sustentabilidade”
Quando: 21/6, terça-feira, das 18 às 21h
Programação:
18h – recepção
18h30 – Abertura / Apresentação
18h40 – Primeira parte: sustentabilidade na prática: dos recursos para investimentos à comunicação dos resultados com a sustentabilidade (mini-apresentações de 4 minutos cada):
1. Investimentos – Renato Coelho – R3D Consultoria Empresarial Ltda
2. Energias Renováveis na redução dos custos de energia elétrica –
Luis Bernardo – BCL Services
3. Redução de custos com a implantação de soluções com iluminação a led – Jader Almeida – Sonneled
4. Redução de insumos e Recuperação de Créditos de Carbono –
Rogério Lucatelli – RP Prime Soluções em TI
5. Melhoria de processos por meio de sistemas de qualidade – Glaucio Pacheco – GPAT Consultoria Corporativa e Treinamentos
6. IPTU Verde Guarulhos
7. Investimento Social com resultados – Roberto Ueno – Ong Forte
8. Gestão da Comunicação para a Sustentabilidade, fuja do marketing verde – Cristiane Machado – Verbo e Ação Projetos de Comunicação Ltda

19h20 – Palestra Principal: “O lucro real só é possível com a sustentabilidade”, Hugo Penteado
20h20 – Perguntas
20h40 – Encerramento
Inscrição: gratuita, em http://www.eventick.com.br/palestraativosustentavel
Público-alvo: industriais, empreendedores, profissionais da área de sustentabilidade, qualidade e inovação; donos de escolas, administradoras (res) de condomínio

Idealização/Organização: Verbo e Ação Projetos de Comunicação Ltda
Apoiadores: Ciesp-Guarulhos; BNI-Guarulhos; Power Team de Sustentabilidade BNI-Destak; Ong Forte;

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: