Ex-presidente da Volkswagen é investigado por fraude

Promotores alemães iniciaram uma investigação nesta segunda-feira (28) sobre o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn sobre as fraudeS nos testes de emissão de poluentes dos cerca de 11 milhões de carros.

Winterkorn, que renunciou na última quarta-feira (23) após quase nove anos no comando da maior montadora do mundo, está sendo investigado sob “alegações de fraude na venda de veículos com dados de emissão manipulados”.

A Volkswagen, que já admitiu ter trapaceado nos testes de emissão de diesel nos Estados Unidos, está sob grande pressão para controlar o maior escândalo corporativo em seus 78 anos de história.

A montadora nomeou o veterano na companhia Matthias Mueller, até então frente ao comando da Porsche, na sexta-feira (25) como novo presidente-executivo e concordou em cooperar nas investigações sobre a fraude.

Fontes disseram nesta segunda-feira (28) que também foram suspensos os chefes de pesquisa e desenvolvimento da marca principal da Volkswagen, da divisão de luxo Audi e da Porsche. Mas a crise não mostra sinais de estar acabando.

Dois jornais alemães publicaram ontem que a própria equipe da companhia e um de seus fornecedores alertaram anos atrás sobre o uso ilegal de tecnologia para detectar quando um carro não estava de acordo com a lei de emissão.

Fonte: http://noticias.r7.com/

Share This: