Fanboys: quando o amor por uma marca vai muito além dos limites

Eduardo Braga é um jovem comum. Tem 25 anos, é universitário, mora no Rio Grande do Sul e trabalha em uma locadora de games mantida por seus pais. Na internet, porém, ele é conhecido por defender a Apple com unhas e dentes em discussões que muitas vezes ultrapassam cinco dezenas de mensagens recheadas de ódio.

Nos termos mais populares da web, ele poderia ser considerado um fanboy – ou seja, alguém que é tão obcecado por alguma coisa que não aguenta ouvir opiniões contrárias ou qualquer tipo de crítica sobre esse algo. A expressão se popularizou como uma ofensa em fóruns e redes sociais e, no mercado de tecnologia, costuma estar atrelada a quem é apaixonado por determinada marca ou sistema operacional.

“Eu comecei a ser fã da Apple em 2011, quando o Steve Jobs apresentou o iPhone 4”, afirma Eduardo, em uma conversa por email com a nossa equipe. Também foi o seu amor pela Maçã e seus aparelhos que incentivou o gaúcho a estudar design. “O que eu tenho? Um MacBook, um iPad, um iPhone, um Airport e uma Apple TV. Tudo está sincronizado na minha conta, e eu nunca teria essa experiência caso eu tivesse um aparelho Android”, comenta.

A companhia dirigida por Tim Cook é, sem dúvidas, uma das principais “religiões” dentro do fanatismo tecnológico – tanto que não é nada difícil encontrar constantes bate-bocas no campo de comentários do TecMundo. Basta que uma nova notícia (positiva ou negativa, pouco importa) sobre a marca seja publicada para que em poucos minutos tenhamos confrontos ferrenhos entre internautas que parecem dever sua vida aos gadgets de Jobs.

“É um pouco difícil explicar minha paixão pela empresa, mas a Apple é a única marca que oferece qualidade para os usuários. Conheço muitas pessoas que, após poucos meses de uso, tiveram problemas em seu aparelho com Android e os apps não funcionam tão bem”, defende Eduardo, antes de investir em um enorme texto comentando sobre como as invenções da Maçã são incríveis.

Fonte:http://www.tecmundo.com.br/

Share This: