Fonte de sais minerais, água de coco é alternativa para hidratar o corpo

Ela vai bem no verão, outono, primavera e inverno. Não importa a estação. O Bem Estar desta terça-feira (5) falou sobre a água de coco, uma paixão nacional. A nutricionista Cynthia Antonacci e o engenheiro de alimentos e pesquisador da EMBRAPA Fernando Abreu tiraram dúvidas sobre a fruta, a carne e também explicaram o que é o coco marrom e o coco verde.

 

A água de coco é fonte de sais mineiras e tem baixo teor de açúcar, sódio e gordura. Por isso, ela é uma ótima alternativa para hidratação, principalmente após a atividade física. No verão, uma pessoa pode perder até dois litros de água por dia na transpiração. Junto com o suor são eliminados potássio, sódio, magnésio e outros sais minerais. Tudo isso é encontrado na água de coco.

“A água de coco é um hidroeletrolítico natural. Para pessoas que são atletas, que querem repor sais minerais, ela tem os sais necessários. É muito importante para quem faz atividade física acima de uma hora e precisa repor os sais perdidos”, explica a nutricionista Elisa Lerch.

Uma boa notícia: água de coco natural e industrializada são iguais! Olhando os valores nutricionais, não faz diferença, nenhum nutriente é perdido no processo. Apenas o sabor muda por conta dos antioxidantes.

E não é só a água de coco que tem todos os benefícios – aproveite para comer a carninha! “Ela tem tanto os minerais, como proteína, e tem uma gordura boa, que aumenta a sensação de saciedade e diminui o colesterol, dá energia. Ela pode ser consumida por vários tipos de pessoas: atletas, quem quer manter baixa taxa de glicose, até diabéticos”, completa a nutricionista.

Coco fresco x coco seco
O coco seco (marrom) e o coco fresco (verde) são a mesma fruta. A diferença é o tempo de maturação de cada uma. Quando colhido com sete meses é o coco verde, que aproveitamos a água. O coco maduro fica até 10 meses no coqueiro. O coco marrom é o coco verde sem casca e mais maduro.

Picolé de coco
A nossa webnutricionista Tininha ensinou uma receita de picolé de coco, típica de verão. Anote os ingredientes:

– 1 vidro de leite de coco
– 1 copo de água de coco
– 1 colher de sopa de coco ralado sem açúcar
– 2 colheres de adoçante culinário à base de sucralose
– 1 xícara de leite em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador por dois minutos e depois coloque em forminhas de gelo ou forminhas de picolé. Deixe congelar e está pronto! Por não usar açúcar, o picolé não é compulsivo. Coma uma porção por dia.

Fonte:http://g1.globo.com/

Share This: