Guarulhense participa de prova de resistência no México

O atleta Eduardo Albuquerque desembarca no inicio de novembro para uma prova de Ultraman, nos moldes da competição do Havai, na Ilha de Kailua-Kona, que já acontece há 30 anos.

O Triathlon é uma esporte olímpico em que o atleta deve valer-se de três modalidades: natação de velocidade e normalmente em ambientes abertos, ciclismo em estradas e, por último, corrida de rua. A distância varia desde o Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), até o Ultraman, prova é considerada uma das mais desafiadoras para o ser humano, pois envolve a prãtica de 10km de natação, 426km de ciclismo em estrada e 84km de corrida, o que totaliza 515km em 3 dias de prova.

A etapa mexicana é chamada de UltraMX515 (www.ultramx515.com) e segue o modelo da prova lançada no Brasil, o UB515, que já foi cumprida pelo atleta guarulhense em abril de 2015 no Rio de Janeiro. Na ocasião, Eduardo, o mais jovem e estreante do grupo, foi  vice-campeao no primeiro dia e terminou da sétima posição ao final da prova, que foi vencida pelo pelo trii-campeao Ivan Albano. A prova começou com 26 atletas e terminou com apenas 17 “sobreviventes”

Nesta prova do México, já não bastasse a distancia como desafio, ela ocorrerá na cidade de Zacatecas, numa altitude média de 2.600 acima do nível do mar. Eduardo, que já teve uma experiência de Maratona no deserto do Atacama cuja altitude é bem próxima lembra que  ‘A altitude requer que o atleta intensifique mais ainda os seus treinos para não ter um colapso”. Entretanto, sua maior preocupação é com a logistica: “deveremos levar pelo menos tres biclcletas e jogos de rodas extras”, disse Albuquerque, que está captando apoios para participar desta prova.

Eduardo Albuquerque, guarulhense, é educador físico e administra uma Assessoria Esportiva, a Edu Ultra Team. Já participou de várias provas em situações  extremas a exemplo da Maratona do Deserto do Atacama na qual conquistou o 5º lugar na categoria, Tem em seu curriculo 3 provas de Ironman (3,8km de natação, 180km de bicicleta e 42km de corrida) ultramaratonas entre elas Campeão da Ultra dos Anjos nos 96km, 12 de meio Ironman (70,3 milhas) sendo o mais recente em abril de 2016 na Flórida EUA, oportunidade em que figurou entre os 20 melhores de sua categoria.

A prova acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro e o atleta busca o apoio de empresas. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 11 9-9913.4223.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: