Guarulhos fará seleção de novos conselheiros tutelares.

IMG-20151003-WA0043

IMG-20151003-WA0042Você quer escolher seu candidato a conselheiro tutelar? Essa é a hora.

Guarulhos vai eleger 30 conselheiros para atuar em defesa dos direitos da criança e do adolescente a partir de 2016. A eleição será no dia 4 de outubro de 2015 e a posse no dia 10 de janeiro de 2016. Quem trabalha nessa área há pelo menos dois anos pode concorrer ao cargo. Para registrar a candidatura é necessário ter 21 anos, 2º grau completo e residir em Guarulhos. A gratificação é de aproximadamente R$2 mil. A escolha é feita por meio de eleição descentralizada em vários bairros da cidade. Vencem os 5 candidatos mais votados em cada região.

Em 2016, os conselhos terão muitas mudanças, dentre elas a ampliação do mandato de três para quatro anos e a unificação da data de eleição em todo território brasileiro, sempre no primeiro domingo de outubro subsequente ao ano da eleição presidencial. As normas fazem parte do Guia de Orientações lançado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Além disso, será obrigatório o pagamento de férias, salário maternidade e 13º para os conselheiros tutelares, de acordo com resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Nenhuma novidade, nesse aspecto, para Guarulhos, pois a cidade foi uma das pioneiras na adequação às regras e garante os benefícios desde 2013.

Outra boa notícia é o aumento do número de conselheiros de 25 para 30. A ampliação ocorrerá em função do desmembramento do Conselho Tutelar São João/Bonsucesso em duas unidades. A escolha do local e a data da inauguração do novo conselho em Bonsucesso estão sendo definidas pelo CMDCA e pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos. Atualmente, a cidade tem 5 conselheiros em cada unidade, são elas Cumbica, Centro, Pimentas, Taboão e São João/Bonsucesso. 

Mais informações sobre as datas, prazos e documentos para registro de candidaturas pelo telefone 2408-5123.

Fonte referência: http://www.guarulhos.sp.gov.br

Share This: