Guarulhos ganha Central de Tradução e Interpretação de Libras

Na manhã desta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Guarulhos inaugurou a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais – Libras (CIL), na Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, no Macedo.

Para o intérprete acompanhar a pessoa surda, basta fazer o agendamento e informar a data do evento. O Governo Federal doou para a Central um veículo, mobiliários, computadores, webcam e impressoras. Segundo o representante da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Yusseff Abrahim, Guarulhos é a 37ª cidade brasileira a receber uma Central de Libras. “A iniciativa está quebrando barreiras de comunicação e isso é um grande avanço. A cidade aderiu ao plano Viver sem Limites, do Governo Federal, e já recebeu 12 ônibus escolares adaptados e 1042 casas adaptadas para pessoas com deficiência do Minha Casa, Minha Vida.

“A iniciativa está quebrando barreiras de comunicação e isso é um grande avanço; a cidade aderiu ao planoViver sem Limites, do Governo Federal, e já recebeu 12 ônibus escolares adaptados e 1042 casas adaptadas para pessoas com deficiência do Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Firmino Manoel, a divulgação da Central de Libras depende do auxílio de toda sociedade. “O equipamento só vai funcionar plenamente se a comunidade surda o utilizar; e é nosso dever dar atendimento em tempo real; isso não é gasto, é investimento”, completou.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Guarulhos tem aproximadamente 2.700 pessoas surdas e 8.000 mil com grande dificuldade de audição.  A Central de Libras foi criada com a finalidade de facilitar o acesso a serviços públicos essenciais por meio de serviços de tradução e interpretação, além de acompanhamento a consultas médicas, audiências, entre outros eventos.

Serviço:

A Central de Libras foi instalada na rua Alberto Hinoto Bento, 49 – Macedo.

Fonte:  http://www.guarulhos.sp.gov.br/

Share This: