História dos atletas olímpicos brasileiros é contada em livro. | Guaruevoce

História dos atletas olímpicos brasileiros é contada em livro.

No dia 25 de agosto, terça-feira, aconteceu o lançamento do livro “Atletas Olímpicos Brasileiros” (Sesi-SP Editora), da professora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Katia Rubio.

Com 1.796 notas biográficas, a obra traz informações sobre os atletas brasileiros de modalidades individuais e coletivas que participaram de alguma edição dos Jogos Olímpicos desde 1920, quando o país foi representado pela primeira vez no evento, até Londres, em 2012. Isso inclui não apenas atletas medalhistas, mas também aqueles que não conquistaram o pódio ou foram desligados antes do início da competição, por causa de lesões ou outras questões.

O livro é fruto de 15 anos de pesquisas da docente da EEFE e da equipe do Grupo de Estudos Olímpicos do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano da Escola. O trabalho é inédito tanto para os padrões brasileiros como para os internacionais e a ideia é continuar a pesquisa nas próximas edições dos Jogos Olímpicos, lançando novas edições da obra no futuro.

Durante a pesquisa, foram feitas entrevistas com os atletas, totalizando 1.750 horas de narrativas, que resultaram em 1.389 histórias escritas. As informações sobre os atletas já falecidos foram obtidas por meio de depoimentos de terceiros, acervos de clubes, jornais de época e notícias geradas pelos meios de comunicação. A partir das entrevistas foram levantados dados da vida dos atletas, como data e local de nascimento, o começo da prática esportiva, os responsáveis pelo início da carreira, qual clube defendeu, as experiências como atleta olímpico, entre outros.

O embrião da pesquisa com atletas olímpicos surgiu nos anos 90, quando Katia realizou seu doutorado e estudou as razões que levam uma criança ou um jovem a dedicar sua vida à busca incessante e exaustiva por um resultado fora da média. Essa pesquisa resultou na publicação do livro “O Atleta e o Mito do Herói” (Casa do Psicólogo), lançado em 2001, no qual são apresentadas as trajetórias de esportistas em diferentes momentos da carreira, que tinham em comum a história de algum atleta olímpico como incentivo para a prática esportiva na infância. A partir dessa constatação, a professora publicou mais seis livros.

Os ex-atletas olimpicos guarulhenses Wilson David dos Santos, Carlos Massoni Mosquito, Milene Figueiredo e Edson Alves Freire, estão presentes no livro e sem dúvida são um orgulho para a cidade de Guarulhos.

Fonte: Blog da Uspatletasolimpicos-editado

Share This: