Iniciativa promove check-up bucal para a Terceira Idade em Guarulhos

No próximo sábado, 24 de setembro, das 8h às 14h, a ACM será o local da Campanha Check-up Melhor Idade, realizada pelo Grupo Qualidade em Saúde. No local, dentistas estarão avaliando, dando orientações e tirando dúvidas dos visitantes. O objetivo é ressaltar a importância da saúde bucal na Terceira Idade e orientar o paciente a procurar um dentista, caso haja necessidade, depois da avaliação.

O check-up é importante na prevenção de doenças sistêmicas devido a detecção precoce de problemas bucais. O paciente idoso que chega ao consultório normalmente tem de 2 a 3 doenças sistêmicas que irão afetar diretamente a sua saúde bucal e vice-versa. Problemas odontológicos não diagnosticados podem levar ao descontrole da saúde geral. Alterações fisiológicas também estão acontecendo na boca desse paciente idoso e serão facilmente detectadas pelo check-up.

As mais comuns são desgaste dental e retração gengival. Com a perda dos dentes, há a atrofia do osso, e consequente diminuição da maxila e da mandíbula que ficam mais evidentes em pacientes idosos devido a ação do tempo. No paciente diabético, por exemplo, o fluxo salivar diminui, aumentando a acidez e a viscosidade da saliva, o que eleva o risco de cárie.

A maior quantidade de glicose na saliva é combustível tanto para as bactérias causadoras da cárie, como para as responsáveis por doenças na gengiva, que levam a mobilidade e perda dos dentes. Pacientes não diabéticos também estão expostos ao risco. A má saúde bucal está associada à doenças cardíacas, como, por exemplo, a endocardite bacteriana que pode levar ao óbito.

Fonte:https://www.clickguarulhos.com.br

Share This: