Lei pode impedir novos bloqueios do WhatsApp

Um projeto de lei do senador José Medeiros (PSD-MT) quer impedir que aplicativos possam ser bloqueados pela Justiça. A proposta impede que qualquer aplicativo tenha o seu funcionamento suspenso por uma ordem judicial como a expedida pela juíza Daniela Barbosa, do Rio de Janeiro, que determinou o terceiro bloqueio do WhatsApp no país.

O PLS 200/2016, “institui critérios de aplicação de sanções, bem como vedar, expressamente, a suspensão ou interrupção universais de aplicações de internet como medida coercitiva em investigação criminal ou processo judicial cível ou penal”.

Leia também:

  • Justiça do Rio determina novo bloqueio do WhatsApp
  • Juíza do Rio de Janeiro explica por que mandou bloquear novamente o WhatsApp
  • ‘Não adianta bloquear’, diz responsável pela segurança do WhatsApp
  • Bloqueio do WhatsApp é abusivo, dizem advogados
  • WhatsApp vai à Justiça contra bloqueio e fala em ameaça à comunicação
  • WhatsApp fora do ar? Aprenda a driblar o bloqueio do app

De acordo com o autor da proposta, um juiz não pode interromper o uso de um serviço usado pelo mundo inteiro por conta de questões menores. “Você não suspende o serviço de eletricidade de uma cidade porque um usuário fez um ‘gato’ na casa dele”, comparou Medeiros em entrevista à Radio Senado.

Atualmente o projeto está em análise desde o dia 16 de maio na Comissão de Ciência e Tecnologia sob a relatoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/

Share This: