Município sofre com mais de 400 pontos de descarte irregular

Guarulhos possui 405 áreas consideradas de vício que são usadas como descarte irregular de entulhos, conforme informações da Proguaru. O HOJE flagrou resultados da infração em diversas regiões da cidade e em pontos como vias públicas, praças e em frente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A rodovia Fernão Dias é um dos locais utilizados para o descarte irregular. A ação é feita geralmente no início da manhã por caminhões caçambas. A praça Transguarulhense, espaço de lazer, também sofre com o desrespeito. “A prefeitura recolhe o entulho e as pessoas jogam novamente. Fica um ciclo sem fim. Às vezes chegam a vir dois caminhões em um dia só”, comenta a auxiliar de escritório Ana Lúcia Moreira Silva, 29 anos.
Outra área de vício para o descarte irregular de entulhos é a Rua Eduardo, no Jardim Flor da Montanha. A ação acontece em frente à unidade de saúde da região. “As pessoas perderão a noção. Jogar todo esse lixo em frente a UBS é um absurdo. Isso acontece há muitos anos, mas nenhuma atitude foi tomada. Se alguém for preso ou multado, talvez parem com esse desrespeito”, ressalta o aposentado Murilo Aparecido dos Santos, 69.
O descarte de resíduos em locais não autorizados é infração prevista em lei e está sujeita a multa, cujo valor é de 700 UFG/m³ (aproximadamente R$ 1.855,00 por metro cúbico), conforme decreto nº 25754/2008. Isso significa que uma caçamba simples com capacidade para transportar 12 m³ de material poderá desembolsar o valor de R$ 22.260,00 em multa, caso despeje todo o entulho em uma área irregular.
A fiscalização compete a Secretaria de Serviços Públicos, ao Meio Ambiente e a Guarda Ambiental, dependendo do resíduo e de onde ele foi descartado (córrego, área de preservação, vias, praças etc). Denúncias podem ser feitas pelo telefone 2468-7200.

Fonte : http://www.guarulhoshoje.com.br/

Share This: