No verão, vale a pena aprender a surfar

O Brasil tem um litoral com 7.500km de extensão. Com uma costa diversificada, não faltam praias para surfar de norte a sul do país, com a diferença de que a água nas regiões Norte e Nordeste são mais quentes e vão ficando mais frias a medida que seguem em direção ao sul. E não há época melhor para aprender o esporte que o verão. Para quem mora longe da praia ou deseja conhecer novos lugares para o surfe, chegou a hora de definir o destino. Com suas viagens pelo litoral brasileiro, surfistas e aprendizes do esporte movimentam o turismo no país.

A conquista, em dezembro de 2015, do título de campeão mundial de surf por Adriano de Souza, conhecido como ”mineirinho” também deve inspirar muita gente a se aventurar nas ondas neste verão. Apesar de o surfista do Guarujá (SP) ter conquistado o título na praia de pipeline, no Havaí, mineirinho construiu sua trajetória de sucesso nas praias brasileiras.

A jornalista brasiliense Daniela Quitanilha, 35, adora viajar para surfar. Ela conta que aprendeu o esporte em 2008, no Rio de Janeiro. Moradora de Brasília ela não economiza para essas viagens. De olho nas ondas, a brasiliense já esteve em Pipa (RN), Florianópolis e embarcou em dezembro rumo a Itacaré (BA). Para quem deseja aprender o esporte ou pelo menos a ficar em pé em cima da prancha, o Brasil tem diversas escolas que atraem gente do Brasil e de fora.

Se você tem interesse em aprender surf, seguem algumas dicas:

– Escolha uma prancha estável e que dê segurança – as mais indicadas são longboards ou funboards;

– Use roupa de lycra para se proteger de lesões e arranhões e não se esqueça do protetor solar;

– Procure inicialmente um local com ondas pequenas;

– Inicialmente fique deitado na prancha remando. Depois que aprender a subir na prancha, pegue a onda no local onde ela começa a quebrar;

– Nunca surfe sozinho, o ideal é aprender com um instrutor.

Tem interesse em viajar para aprender a surfar? O ex-surfista profissional Sávio Carneiro, campeão de surf da Pororoca e 5º lugar no ranking brasileiro em 2003 elegeu os 10 melhores lugares para praticar o surf no Brasil. Confira:

– Cacimba do Padre em Fernando de Noronha (PE);

– Praia de Itaúna em Saquarema (RJ);

– Praia de Maresias (São Sebastião – SP);

– Praia da Joaquina em Florianópolis (SC),

– Praia de Imbituba (SC);

– Praia de Grumari (RJ);

– Arpoador (RJ);

– Itamambuca em Ubatuba (SP);

– Praia do Cardoso no Farol de Santa Marta (SC);

– Praia da Silveira em Garopaba (SC).

E aí? Já escolheu onde vai pegar onda?

Fonte:http://www.turismo.gov.br/

Share This: