Os benefícios das águas aromatizadas

Nos dias mais quentes, são maiores as recomendações e preocupações quanto a manter o corpo hidratado. O organismo “contabiliza” todos os líquidos presentes nos alimentos ingeridos; entretanto, neste quesito, a água potável é a grande responsável por manter o corpo em bom estado de funcionamento. Há muita gente que não tem por hábito tomar a quantidade de água diária necessária, talvez porque o líquido transparente não tenha cor ou gosto específico, tornando-se menos atrativo. Porém, é possível mudar essa realidade com as águas aromatizadas ou saborizadas, a partir da adição de frutas e ervas.

Segundo a nutricionista Alessandra Luglio, da Clínica P4B – Instituto de Saúde Personalizada, a água saborizada, apenas com o acréscimo de ingredientes in natura, deve ser priorizada, em detrimento das industrializadas, que podem conter corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais. A profissional informa também que não existe uma receita padrão para o preparo da água aromatizada em casa, pois a graça é justamente usar a criatividade e inventar novas combinações, de acordo com as preferências individuais. “O cuidado que se deve tomar é sempre higienizar bem os ingredientes e conferir se estão frescos e maduros, para realçar o sabor. Por ser natural, todas as pessoas podem tomar o líquido, pois a flavorização da água não interfere em nada na nutrição. É uma forma de facilitar a hidratação para aquelas pessoas que têm dificuldade em manter o hábito de tomar água. Elas podem ser ingeridas na mesma quantidade da água tradicional. É claro que o exagero nunca é indicado e isso serve para qualquer tipo de bebida ou alimento”, explica.

Alessandra ressalta também que o ideal é que a água seja consumida no mesmo dia em que for preparada, a fim de garantir que as frutas ou ervas não amarguem. Segundo ela, algumas boas combinações são: kiwi com alecrim; limão com gengibre e amoras com hortelã. “A quantidade vai de acordo com o gosto da pessoa”, comenta.

Já para Janaina Silva de Souza, nutricionista da Vida Light Nutrição Estética, os benefícios das águas aromatizadas podem ir além do sabor agradável. “Sem a adição de açúcar, elas podem ser desintoxicantes. Uma receita simples, de que eu gosto muito, é feita com laranja, rica em vitamina C, e pepino, que contém antioxidantes naturais, vitamina A, C e K. Para finalizar essa receita, acrescente algumas fatias de limão e folhas de hortelã. O limão siciliano com alecrim e carambola também é muito bom. Outra combinação interessante é o mirtilo com morango, framboesa, hortelã e cravo da Índia”, indica.

Em geral, a água deve ficar na geladeira descansando por, no mínimo, uma hora antes de ser consumida. Nos casos em que as preparações tiverem laranja ou limão, Janaína aconselha que sejam consumidas no mesmo dia, devido ao amargor proveniente das frutas cítricas. “Outra recomendação importante é acrescentar em todas as receitas, independente do sabor, um pouco de suco de limão, a fim de que as frutas como a maçã, por exemplo, não escureçam. É bom lembrar também que a média ideal de consumo diário de água por pessoa é de dois litros”, pontua.

Vida Light Nutrição Estética
Rua Arujá, 288, vila Tijuco.
Tel.: 2409-2230

Clínica P4B – Instituto de Saúde Personalizada
Rua Gironda, 167, jd. Paulista – São Paulo.
Tel.: 3050-6581

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

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