Porto Alegre tem recorde histórico de volume de chuva em outubro

O volume de chuva que caiu em outubro em Porto Alegre bateu o recorde histórico neste ano. Foi justamente no último dia do mês, durante a pancada que caiu madrugada. Os dados começaram a ser levantados em 1954 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme o Inmet, o registro de 5,4 milímetros em 31 de outubro fez a capital acumular 307,2 mm de precipitação no mês. Isso o torna o mais chuvoso no período entre 1954 e 2015, ou seja, em 61 anos.

O valor supera o recorde anterior do período, que era o de outubro de 1966 com 303,4 mm. A média climatológica para o mês é de 114,3 mm.

chuvarada que atingiu Porto Alegre, assim como todo o Rio Grande do Sul entre setembro e outubro, deixou centenas de pessoas fora de casa em razão dos alagamentos. Na capital gaúcha, não há mais desabrigados desde a última quinta-feira (29).

A chuva excessiva fez o nível do Guaíba subir e alcançar também uma marca histórica, de 2,94 metros acima do nível normal. Foi no dia 12 de outubro. Neste começo do mês de novembro, a medição da prefeitura aponta 1,77 metros acima do normal, identificado como nível alto. Porém, já saiu do nível de alerta e também do de atenção.

Fonte:http://g1.globo.com/

Share This: