Professora de Guarulhos faz workshops e prepara alunos que querem fazer intercâmbio

Juliana Munhoz, de Guarulhos, participou da última edição do programa Jovem Embaixador e quer agora aumentar o número de alunos selecionados da rede

Se depender da professora Juliana Munhoz dos Santos, fazer um intercâmbio será uma meta possível para qualquer aluno da rede estadual de São Paulo. Desde o início do ano, ela está à frente de encontros virtuais e workshops com alunos interessados em participar de seleções. O principal foco é o programa Jovem Embaixador, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, e que todos os anos leva 50 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a uma temporada em Washington D.C.

Além do papel de educadora, Juliana também tem experiência no assunto. Em janeiro, ela foi selecionada para acompanhar o grupo de jovens em atividades culturais, visitas a escolas norte-americanas e palestras com líderes políticos e ONGs. Ao retornar ao Brasil, decidiu estimular e mostrar o ‘caminho das pedras’ a alunos e professores.

Nesses encontros é detalhado todo o processo de inscrição: ficha cadastral, redação e conhecimento de um segundo idioma. Atividades voluntárias também somam pontos e devem ser relatadas obedecendo uma série de critérios. Por enquanto, os workshops são realizados em Guarulhos, mas quem quiser pode participar por hangout.

“Existia muita desinformação a respeito do programa. Todos acreditavam ser quase impossível. Mostro que, com tempo, é possível se preparar para a seleção. Muitos saem empolgados não só para se inscreverem, mas para realizar algum projeto social e contar aos colegas como participar. Espero que tenhamos cada vez mais Jovens Embaixadores da rede estadual”, conta Juliana.

 Jovem Embaixador está com inscrições abertas

O programa jovem embaixador está com inscrições abertas até o dia 19 de agosto. Para se inscrever o aluno deve acessar o site da embaixada (http://www.programajovemembaixador.com.br/precadastro/#). O aluno deve realizar trabalho voluntário comprovado há mais de um ano, ter excelente desempenho escolar, estar matriculado na rede pública e ser um exemplo na comunidade.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: