Pronatec vai capacitar jovens de Guarulhos para vida profissional

rp_11249839_1428200117487884_412022373364007569_n-620x26411111.jpg

Guarulhos foi um dos municípios selecionados para participar da primeira etapa do Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa. A parceria da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) e os ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego. visa facilitar a inserção de jovens com idade entre 14 e 18 anos no mercado de trabalho através de cursos de aprendizagem.

Além de Guarulhos, outros 80 municípios foram selecionados para iniciar o programa. A escolha foi feita com base nas cidades que apresentam alto índice de violência e de vulnerabilidade social, prioritários no Pacto Nacional pela Redução dos Homicídios.
De acordo com o MDS, o programa vai priorizar os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade e os matriculados em escolas da rede pública, entre eles os beneficiados com o Bolsa Família. As qualificações serão ofertadas pelos institutos federais de educação, por escolas técnicas estaduais e municipais e pelas unidades do Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc,Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop). O curso de qualificação, com carga de 400 horas/aula, que é custeado pelo governo federal e vai incentivar as micro e pequenas empresas a contratar estes jovens.
Caberá às empresas pagar o salário (meio salário mínimo), vale-transporte e 2% de FGTS. Para os optantes pelo regime tributário do Simples Nacional, o INSS patronal está incluído na alíquota de recolhimento.
Ao todo serão disponibilizadas 15 mil vagas nos municípios participantes. A oferta por cidade e os cursos que serão oferecidos serão divulgados ao término do processo. A abertura de inscrições está prevista para a 2ª quinzena de agosto.

Fonte: Guarulhos hoje

Share This: