Redecore seu ambiente gastando pouco

Por Val Oliveira

Em tempos de crise, a ordem é economizar o máximo possível. Ainda assim, as pessoas querem a casa bela e aconchegante. O interessante é que existem maneiras de mudar o visual de seu lar sem gastar muito e livrar-se daquela aparência que já não agrada tanto.
De acordo com Elaine Alião, designer de interiores e diretora comercial da Finotrato Decor, o “pulo do gato” é, na hora de adquirir as peças maiores, como sofá, mesa de centro, aparador e rack, optar por cores neutras. Dessa forma, fica mais fácil trocar acessórios e complementos e renovar o ambiente sem ter que trocar toda a mobília. “Com pequenas mudanças de acessórios como, por exemplo, poltronas, almofadas, tapetes, papéis de parede e cortinas, é possível repaginar a decoração, gastando muito pouco”, diz.

Cores

A primeira providência é decidir quais serão as novas cores da decoração. O ideal é que não seja uma cor única. Mescle de dois a três tons, usando variações da cor principal para “quebrar” um pouco a monotonia. O xadrez e as listras estão em alta. Insira algumas almofadas desse estilo, alternadamente com outra de estampa lisa, por exemplo. “Não existe tendência fixa de cores. Depende muito do estilo de cada pessoa e do ambiente, mas os azuis e amarelos estão sendo muito trabalhados. Nos ambientes pequenos, usamos cores neutras e claras. Já nos ambientes maiores, podemos abusar de tons escuros e estampas”, detalha a designer.

Acessórios

Para dar cara nova ao ambiente, é hora de ir às compras. Saia de casa consciente do espaço que tem e da cor que vai buscar, pois a variedade de produtos nas lojas pode deixá-la confusa e indecisa. São almofadas, porta-retratos, vasos, poltronas, puffs, cerâmicas, quadros, cortinas, papéis de parede, abajures ou luminárias, tapetes e as flores, tanto naturais quanto artificiais, que conferem vida e alegria ao espaço. “Os acessórios mais procurados são os papéis de parede e almofadas que, em um primeiro momento, fazem muita diferença nos ambientes. Vasos e adornos em tons marcantes também estão em evidência”, explica Elaine.

A profissional esclarece também que não há limite para o uso de acessórios. Entretanto, é aconselhável ponderação quanto a quantidade, e observação dos tamanhos e cores, para que o resultado seja harmonioso.

Almofadas e puffs

São itens que combinam, dão charme e elegância aos ambientes de qualquer estilo. As opções são muitas, mas sempre haverá uma almofada e um puff para “chamar de seu”. “São peças muito bem-vindas em todos os ambientes. Em tons mais fortes, realçam a ‘redecoração’, ajudam a compor o estilo com formatos e tamanhos variados”, conta.

Espelhos

Na decoração, geralmente os espelhos são usados para dar mais profundidade a um ambiente pequeno. Contudo, se bem empregados, podem encher de glamour vários cantinhos de sua casa. “Os espelhos são curingas na decoração e dão a impressão de aumento de espaço. Podem ser aplicados em salas de jantar, corredores e hall de entrada”, pontua.

Papéis de parede

Quando o assunto é papel de parede, surge a dúvida: o que usar para que não fique cansativo e seja mais fácil redecorar, sem mudar tantos itens? A designer responde:
“Para os ambientes ficarem harmoniosos, podemos pontuar papéis de cores e estampas mais intensas, e usar cores neutras no restante das paredes”, elucida.

Cortinas

Outra dúvida frequente é quanto ao uso de persiana ou cortina de tecido. Por qual estilo optar? “As cortinas em tecido dão um ar mais aconchegante aos ambientes e podem, dependendo da cor, compor a paleta de cores e adicionar um elemento decorativo a mais no ambiente de living. Já as persianas dão um ar mais moderno e prático à decoração”, finaliza.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: