RG com tipo sanguíneo ajuda a salvar vidas

No última dia 6 de junho, o governador Geraldo Alckmin anunciou a inclusão do tipo sanguíneo na Carteira de Identidade. A iniciativa se mostra importante não só para pessoas com problemas de saúde, que precisam frequentemente da informação, mas também para pessoas que já sofreram acidentes ou cirurgias e reconhecem a importância de uma resposta rápida à pergunta sobre o tipo sanguíneo.

Atualmente, os 71 postos Poupatempo no Estado de São Paulo atendem a cerca de 18 mil pedidos de RGs por dia, sendo 4 mil de primeira via e cerca de 14 mil segundas vias. A média mensal este ano está em torno de 130 mil RGs. O percentual dos que pedem a inclusão do tipo sanguíneo no documento ainda está abaixo de 5% do total, segundo estimativas dos administradores. A maior parte dos cidadãos que procuram o Poupatempo desconhece a novidade e a maioria dos que pedem para incluir o tipo sanguíneo já estão com o exame de sangue em mãos ou em casa.

Para incluir a informação do documento, o interessado precisa apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também é aceita a carteira oficial de doador de sangue.

Uma vez incluída a informação no sistema, não será mais exigida a apresentação de outro laudo em uma futura renovação de RG, mesmo passados mais de dez anos da data de expedição do último documento.

Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-.

A inclusão da informação sobre o tipo sanguíneo no RG está prevista na Lei 12282/06, de 22 de fevereiro de 2006, assinada pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Para fazer o RG no Poupatempo, basta agendar o dia e horário pelo aplicativo SP Serviços para celulares e tablets. O agendamento também pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou Disque Poupatempo (0800 772 3633 – para telefones fixos – ou 0 operadora 11 2930 3650 – para ligações de celulares). Nesses canais, também é possível obter todas as informações sobre documentos necessários para atendimento, taxas, prazos, serviços prestados pelos postos, endereços e horários de atendimento.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: