RICARDO E EMANUEL CONQUISTAM A SEGUNDA ETAPA DA TEMPORADA

Renan Rodrigues, em Contagem (MG) – 20.09.2015

Atuais campeões brasileiros, Ricardo e Emanuel (BA/PR) mostraram neste domingo (20.09) porque são a dupla mais vitoriosa do vôlei de praia. Em uma final emocionante, cheia de reviravoltas no placar e lindas jogadas, eles superaram Evandro e Pedro Solberg por 2 sets a 1 (21/19, 16/21, 15/13) e conquistaram o titulo da etapa de Contagem (MG), a segunda do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2015/2016.

Na disputa da medalha de bronze, Léo Gomes e Bernat (RJ) superaram Luciano e Márcio Araújo (ES/CE) por 2 sets a 0 (21/13, 21/19), em 42 minutos de partida, e subiram ao pódio da etapa brasileira pela primeira vez na carreira.

O ranking da temporada, que soma pontos de todas as etapas disputadas, agora segue com um empate triplo na primeira colocação. Emanuel/Ricardo (BA/PR), vencedores em Contagem (MG), Guto/Saymon (RJ/MS), campeões em Brasília (DF), e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), vice-campeões na capital federal, somam 600 pontos e dividem o primeiro lugar. Cada time campeão de etapa conquista 400 pontos no ranking e leva um prêmio de R$ 45 mil.

Foi o 30º ouro da dupla em etapas do Circuito Brasileiro, além do 63º de Emanuel (contando outros parceiros) e o 52º de Ricardo. A dupla está três títulos atrás de Franco e Roberto Lopes, time com mais etapas vencidas. Após a final, Emanuel agradeceu a torcida e exaltou Ricardo.

“Nos momentos de dificuldade eu tenho uma pessoa em quem posso me apoiar, alguém que está junto nas horas difíceis. E essa pessoa é o Ricardo, que jogou muito bem hoje. A torcida foi incrível, lotou a arena todos os dias, com uma energia e alegria imensas. Evandro e Pedro são uma dupla muito forte, foram indicados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e vamos torcer muito por eles, estamos felizes que nossa estratégia funcionou”, disse Emanuel.

A partida foi marcada por belas jogadas e alternância no placar. Evandro e Pedro Solberg começaram melhores, errando muito pouco na virada de bola e contando com bons bloqueios de Solberg. A liderança no placar seguiu da metade ao fim do primeiro set, vencido pelos cariocas. Na segunda etapa, os saques potentes de Evandro não tiveram a mesma eficiência, os campeões olímpicos melhoraram na virada de bola e o bloqueio de Ricardo funcionou, levando o duelo para o tie-break.

O set de desempate foi um resumo da partida, com as duplas trocando pontos e alternando a liderança. Uma falta de Evandro no saque, ao tocar a linha, e a virada de bola constante dos campeões olímpicos fez com que a partida fosse decidida após ataque de Emanuel que Evandro não conseguiu defender.

Horas antes, na disputa do bronze, Léo Gomes e Bernat conseguiram o primeiro pódio e quase não seguraram as lágrimas após o apito final. Ambos dedicaram o título aos familiares e comentaram a evolução da dupla, que menos de um ano atrás estava no Circuito Banco do Brasil Nacional, divisão de acesso ao Circuito Brasileiro Open.

“A sensação de conquistar essa medalha é incrível, não tem nem como descrever. Subi ao pódio ao lado da maior dupla da história, Ricardo e Emanuel, e ao lado de um dos times que representará o país nos próximos Jogos Olímpicos. Tivemos desde o início da parceria momentos bons, algumas quedas, mas sempre seguimos firmes. Nunca trabalhamos ‘mais ou menos’, nunca deixamos de ter vontade. Esperamos agora subir ainda mais, conquistar melhores resultados, não vamos parar por aqui”, disse Léo Gomes.

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá nove etapas (cinco em 2015 e quatro em 2016) e uma edição do SuperPraia, com campeões independentes. Depois de Brasília e, agora, Contagem (MG), o tour ainda passará neste ano por Goiânia (GO), Bauru (SP) e Curitiba (PR). As quatro etapas de 2016 e o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada, ainda terão suas cidades confirmadas.

Fonte:  http://2015.cbv.com.br/

Share This: