Ruas de Guarulhos já contam com mais 121 novos táxis

A apresentação dos novos táxis e entrega das outorgas aos 121 taxistas no município aconteceu na manhã desta terça-feira (5) no Paço Municipal. São 114 táxis comuns e sete acessíveis que foram sorteados no processo seletivo para a outorga de novas autorizações de táxis aos motoristas “companheiros”, conhecidos como barra 2.
A única mulher sorteada no processo foi Antonia Maria de Almeida Matos, que recebeu as chaves das mãos do prefeito Almeida e ficou muito emocionada. Casada e mãe e três filhos, a cearense de Mombaça é taxista há dez anos e atuava no ponto da Igreja Matriz. Foi sorteada para o Recreio São Jorge, no Cabuçu, onde já começou a trabalhar.
O lugar ainda está começando a dar frutos, mas ela está entusiasmada, porque agora Antonia trabalha para si mesma, “o táxi é próprio”, segundo ela mesma conta. E o melhor, conforme diz, é que o filho do meio, de 20 anos, passou a ser o seu “barra 2”, ou seja, ela divide o tempo com ele, fazendo o próprio horário.
Em meio aos 828 motoristas inscritos, sendo 591 interessados em participar do sorteio para o Lote 1, dos carros comuns, e 237 para o Lote 2, dos acessíveis, outro beneficiado é Cristiano Santos Silva. Taxista há sete anos, que atuava no ponto 3 da praça Getúlio Vargas, foi sorteado para uma das vagas mais difíceis, a dos táxis acessíveis com ponto na Rodoviária do Cecap. Ele está trabalhando há dez dias e tem grandes expectativas, todas positivas.
Para o secretário de Transportes, Atílio André Pereira, a frota formada pelos carros zero quilômetro mostra o dia de festa, mas também que os taxistas precisam de uma “mochila para carregar os carnês de pagamento dos veículos”. Mas, segundo ele, se depender da Secretaria, eles terão todas as condições para pagar essa conta. Atílio lembrou as dificuldades do processo para chegar até esse momento, sobretudo a questão jurídica, que necessitou do parecer do Ministério Público para que os trabalhadores pudessem realizar o sonho de ter o próprio instrumento de trabalho, que é o táxi.
Com os 121 novos táxis, a frota de Guarulhos passa para 1.474 veículos, sendo 688 nos pontos de rua e 786 no ponto do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica. Entre eles estão incluídos os 53  sorteados no processo seletivo, mas que ainda não receberam a outorga. Desses, dois táxis acessíveis estão no ponto do aeroporto e sete na Rodoviária.
Participaram do evento de entrega das outorgas Firmino Manoel da Silva, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, o presidente da Guarucoop e vereador Edmilson Americano, o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Guarulhos, Robson de Jesus Xavier, o vereador Luiz Fernando Pezão, e a diretora de Trânsito, Sandra Zaith.
Fonte:http://www.guarulhosweb.com.br/

Share This: