Saae tenta trazer água de rio na divisa com Santa Isabel para Guarulhos

Responsável apenas por 13% da água disponibilizada à população de Guarulhos por sistemas produtores próprios, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) busca algumas saídas para diminuir a dependência junto à Sabesp (Companhia Estadual de Abastecimento). Uma delas seria a retirada de água do Rio Jaguari, no limite da cidade com Santa Isabel, que depende de um posicionamento do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul emitiu parecer favorável para a concessão de outorga para a implantação do sistema de captação, mas alertou que, com a medida, “existe a possibilidade de esgotamento do manancial do Rio Jaguari”. O Saae pediu para utilizar 50% da vazão deste rio, o que equivale a 0,121 m³/s de água, o suficiente para abastecer 35 mil habitantes.

O pedido foi feito em 2012, mas a análise da Câmara Técnica de Planejamento do comitê só foi aprovada em junho deste ano, com ressalvas.

O DAEE, por sua vez,  informou que o pedido está em análise. Necessita ainda de apresentação de documentos técnicos complementares.

O comitê recomenda que a retirada de água pelo Saae de Guarulhos não ultrapasse 5 anos e que se mantenha em 50%. Também foi recomendado que o Saae instale equipamentos de medição com a disponibilização dos dados em tempo real para o comitê e a Prefeitura de Santa Isabel. A retirada de água por Guarulhos também poderá ser menor, caso seja preciso garantir o abastecimento de quem tem outorga do uso da água. O comitê sugere que o DAEE faça um levantamento de usos sujeitos à outorga para a regularização.

Sobre a captação, o Saae informa que “para aumentar a produção própria, seria necessário captar água em rios dentro e fora do limite municipal, para o que o Saae solicitou autorização ao DAEE. Com relação à captação de água no Rio Jaguari, o Saae aguarda manifestação do DAEE – cabe esclarecer que o ponto definido para esta captação localiza-se na divisa do município de Guarulhos com Santa Isabel, cuja bacia de contribuição está totalmente inserida no município de Guarulhos”.

Fonte :http://www.guarulhosweb.com.br/

Share This: