Sindicato não descarta greve na Maxion

A empresa Maxion Wheels, sucessora da Borlem – Lemmerz, localizada na rua Barão do Rio Branco, Itapegica, pode estar prestes a fechar as portas de sua unidade no município, onde está instalada há 57 anos.

A Reportagem do Click entrou em contato com o Sindicato dos Metalúrgicos que confirmou que a empresa planeja sair da cidade, mas sem data estipulada. “A princípio ela irá transferir até setembro algumas plantas de produções para Limeira e Cruzeiro, mas não temos certeza se ela irá fechar ou manter alguns ‘gatos-pingados’ por algum tempo”, relata Josinaldo José de Barros, mais conhecido como Cabeça, funcionário da Maxion há 23 anos e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

De acordo com o sindicato, a empresa que tem cerca de 550 funcionários, está desde abril de 2015 sem demitir nenhum funcionário, devido a negociação coletiva. “Não sabemos até quando vamos conseguir manter o acordo”. O vice-presidente do Sindicato não descarta a possibilidade de uma greve, caso, na reunião que acontecerá nesta quarta-feira, 16, não houver negociação de um pacote de benefícios para os funcionários que vierem a ser demitidos.

Segundo o Click Guarulhos apurou, a Maxion pertence ao grupo Iochpe e é a maior fabricante mundial de rodas para veículos leves e pesados. Comprou fabricantes nacionais como a Fumagalli, em Limeira, e construiu uma nova fábrica naquela cidade. A Borlem Lemmerz era concorrente e foi comprada pelo grupo. Porém, como isso constitui monopólio o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) não aprovou a aquisição. Diante disso, o grupo prefere fechar a unidade de Guarulhos. Na prática, fica com total monopólio do setor no País.

A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto. O Click Guarulhos enviou mensagem à corporação, solicitando informações concretas sobre os planos do Grupo para a unidade de Guarulhos e, caso confirme o fechamento, se aproveitará funcionários em outras fábricas e quais benefícios oferecerá aos que forem demitidos.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: