Turismo celebra aniversário de Porto Velho

Por Pedro Fideles

A capital rondoniense completa 101 anos nesta sexta-feira (2). Para celebrar a data, a prefeitura da cidade organizou uma programação cultural para os dias 2, 3 e 4 de outubro. O primeiro evento em homenagem ao aniversário de Porto Velho foi uma apresentação da Orquestra Villa Lobos, às nove horas da manhã, no complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Construída entre 1907 e 1912, a estrada de ferro foi uma das principais vias de transporte de produtos que eram vendidos na região, como a borracha, até o oceano Atlântico. Após sessenta anos em atividade, a ferrovia foi desativada, e no ano de 2008 a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua estrutura foi revitalizada e a estrada se tornou um dos principais atrativos turísticos da cidade.

O desenvolvimento da infraestrutura turística de Porto Velho é uma das premissas do Ministério do Turismo (MTur). Desde sua criação, em 2003, o MTur já investiu mais de R$ 40 milhões em obras de sinalização, revitalização e construção de novos atrativos turísticos na cidade. A revitalização do Complexo Turístico Estrada de Ferro Madeira Mamoré é uma das obras em destaque na capital, com repasse de R$ 1,9 milhão.

Fonte: http://www.turismo.gov.br/

Share This: