Vai vender seu Android? Saiba como deixar seus dados irrecuperáveis

Na hora de vender um smartphone, a maiorida dos usuários realiza o chamado “reset de fábrica”, apagando todas as informações existentes no dipositivo para sempre, certo? Errado.

Pesquisadores descobriram que, no Android, mesmo apagados com o reset de fábrica, os dados podem ser recuperados usando algumas ferramentas. Isso acontece porque quando o usuário exclui algo, o arquivo não é realmente substituído.

O sistema elimina todas as informações sobre o arquivo, liberando espaço, mas há dados que são recuperáveis. Para evitar esse problema, o site Mashable listou 3 dicas para garantir que as informações estão realmente apagadas. Confira:

1. Criptografe o telefone
Criptografar um dispositivo Android é a melhor maneira de evitar que seus dados sejam recuperados. Uma vez criptografados, os dados não podem ser decifrados sem digitar uma senha.
A maioria dos dispositivos que executam o Android Marshmallow são obrigados pelo Google a ter uma criptografia obrigatória para segurança máxima.

Se o dispositivo estiver rodando o Android Lollipop ou versões mais antigas, vá em Configurações, Segurança e clique emCriptografar o telefone. Ao fazer isso, o usuário poderá apagar as informações tranquilamente, já que eles se tornam praticamente irrecuperáveis.

2. Substitua as informações por dados descartáveis
Depois de criptografar os dados e iniciar um reset de fábrica, crie dados falsos e os apague, garantindo que as informações que ficarão na lixeira são falsas. Se preferir, configure o dipositivo, mas sem contas do Google ou algo do tipo.

Grave um vídeo durante o máximo de tempo possível, com a maior resolução. O apague novamente.

3. Em seguida, faça outro reset de fábrica.
Repita o reset de fábrica para se certificar de que as informações foram realmente eliminadas. Mesmo se alguém conseguir recuperar os dados, não vai obter nada útil.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/

Share This: