VARANDA DE APARTAMENTO TEM JARDIM VERTICAL E FRUTÍFERAS

Em uma área estreita, a paisagista Ivani Kubo conseguiu criar um verdadeiro jardim com direito a deque, fonte de água, frutíferas, horta e jardim vertical

Projetar um jardim em uma varanda com apenas 1,20 m de largura no 15º andar de um apartamento. Você toparia o desafio? A paisagista Ivani Kubo disse sim e criou um espaço muito especial com jeito de spa para perder a hora em meio às plantas.

A primeira decisão de Ivani foi delimitar um espaço para criar o jardim. Para isso, ela colou uma cruzeta no chão e preencheu a parte central do piso com um deque de madeira. Nas laterais, escolheu seixos e pedriscos, que absorvem melhor a água, para servir de base para os muitos vasos que ficam por ali. O segredo foi deixá-los enfileirados para economizar espaço e deixar um vão livre para a passagem.
A profissional escolheu muitas frutíferas, como jabuticabeira híbrida, pés de acerola, laranjinha kinkan e morangos. Além das frutas, muitas flores! Orquídeas, gardênias, gerânios pendentes, azaleias também ganharam um espaço por ali.
Logo na entrada, Ivani posicionou um vaso de pacová. Suas folhas largas se destacam entre as outras plantas. Atrás, você vai notar o bambu-mossô. Há ainda a trepadeira lágrima-de-cristo, um vaso com buchinhos podados, hera-variegada e muito mais.
Para preencher o espaço, Ivani incluiu painéis ripados e montou um jardim verticalcom vasos meia-lua. Em meio ao verde, o que se destaca são os elementos cheios de cor da decoração: a fonte de água chinesa, as estampas das almofadas, os azulejos, louças e as luminárias da Turquia. Pura energia!

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/

Share This: