VEJA COMO GUARULHOS PROTEGE O MEIO AMBIENTE

A sequência de fotos mostra o empenho da Secretaria de Meio Ambiente municipal em preservar o verde em Guarulhos.

Segundo informe da Secretaria, que reproduzimos ao final, em vistoria de rotina na praça Coronel Nelson Coura Martinho, na vila Progresso, foi detectado que havia uma árvore doente, que passaria a ser monitorada. Esta foto é dessa árvore que apresenta uma fenda lateral.

Como somos jornalistas e não biólogos, nem engenheiros florestais, vamos apenas postar as fotos das demais árvores, que, segundo a Sema, tiveram podas de rebaixamento de copas.

Os leitores tirarão suas próprias conclusões e esperamos que entre as pessoas que acessarem haja alguém com conhecimento técnico no assunto, para opinar se as alegações procedem.

Na opinião de moradores antigos da vila Progresso, é muita coincidência que tenham tomado a iniciativa de fazer essa poda, justamente nas árvores mais próximas da tela que separa a praça do condomínio recém-construído atrás do Extra do Jardim Maia.

Eles afirmam, inclusive, que o muro de arrimo sobre o qual foi colocada essa tela foi construído pela empresa que edificou o conjunto de casas do bairro. Os moradores, que são leigos, desconfiam de que antes de construir o prédio de apartamentos, o novo empreendimento teria de levantar um muro ao lado do que existia. Eles creem, também, que o portão que dá acesso à casa de força do condomínio não poderia ter sido colocado de frente para a praça.

 

Pede-se, portanto, a quem puder opinar tecnicamente sobre tudo isso que o faça, pois, de um lado tem-se o poder público, armado com moto-serras, ferramentas e argumentos técnicos; do outro lado, munícipes que pagam seus impostos e gostariam de poder continuar preservando as árvores que eles mesmos plantaram há 30 ou 40 anos.

Se não for pedir muito, que o prefeito, que é superior hierárquico do secretário do Meio Ambiente, dê uma passadinha ali para avaliar o trabalho de seu s subordinados, já que Almeida teve entre suas bandeiras ser um ambientalista.

Valdir Carleto

Segue a resposta que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente enviou ao Click Guarulhos, por meio da Assessoria de Imprensa

Assunto: poda na praça Coronel Coura Martinho

Com relação aos questionamentos, a Secretaria de Meio Ambiente informa que foram realizadas as podas de rebaixamento de copas, de condução de copas dos espécimes mais jovens para induzir formação de anatomia segura e controlada e fitossanitárias para controle de pragas e doenças de 16 indivíduos arbóreos. Não foi retirada nenhuma árvore. A equipe operacional da SEMA, composta por engenheiros florestais e agrônomos, realizou a ação porque avaliou sua necessidade após vistorias no local. A medida foi tomada para garantir a segurança e bem-estar dos indivíduos arbóreos e da comunidade. Na praça, existem três espécies de Mata Atlântica, como a Pau-ferro, a Tataré e a Canafístola. As restantes são espécimes exóticos. Vale ressaltar, ainda, que a equipe técnica avaliou potencial de risco de queda de uma árvore que passa a ser manejada e monitorada por precaução.

Fonte:http://www.clickguarulhos.com.br/

Share This: